II Jornadas de Aquacultura - AQUA'21

Em 2007 a Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica (APEZ) realizava as primeiras Jornadas de Aquacultura na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). À data foram muito bem aceites pelos nossos associados e não só, tivemos cerca de 80 participantes, e ao longo de um dia de interação falámos e discutimos a aquacultura em Portugal e no Mundo, sua importância e perspetivas futuras.

Catorze anos é algum tempo, e o panorama da aquacultura em Portugal alterou-se.

Na conjuntura mundial, em que existem cada vez mais restrições à pesca extrativa, e com uma posição de excelência devido à sua localização geográfica, Portugal evidencia um enorme potencial por explorar no que diz respeito à produção aquícola. No entanto, nem tudo serão facilidades, pois não bastará ter mar e costa para produção aquícola. A aquacultura portuguesa tem avançado a um ritmo interessante, revelando, ainda, um potencial de crescimento elevado, mostrando-se com um dos setores da Zootecnia com maior potencial de crescimento. Faltam técnicos especializados na área, e os Engenheiros Zootécnicos representarão aqui um papel preponderante nesta produção zootécnica de elevada especificidade e conhecimento técnico.

Mais uma vez a APEZ antecipa-se e, reinventando-se num formato diferente dadas as atuais condições pandémicas, volta a trazer a aquacultura para a frente do panorama da zootecnia Portuguesa, em 2021, em formato completamente online.

A APEZ contribui assim, de forma única e inovadora, para a promoção e disseminação desta que é uma área chave da zootecnia nacional e internacional. É uma honra poder contribuir para a promoção da discussão técnica e científica e para a transferência de conhecimento neste que é um dos desafios que a Zootecnia tem atualmente.

Agradecemos a todas as pessoas que nos ajudaram a concretizar a segunda edição das Jornadas de Aquacultura, nomeadamente aos oradores pela sua disponibilidade e apoio e, às empresas (Aquasoja, SPAROS, Allmicroalgae e DM2) e instituições (APA, UTAD, IPMA e CIIMAR), que nos apoiam, sem as quais não teria sido possível esta realização. O nosso agradecimento, também, aos mais de 120 participantes das jornadas, é para eles e por eles que os fazemos, e esperamos corresponder às vossas expectativas.